terça-feira, 23 de outubro de 2012


AULA DO DIA 19/10/2012
OFICINA
Didática e Pesquisa na Sala de Aula:
“A Relação entre Ensino e Pesquisa”


A oficina aqui comentada aborda o sexto capítulo da obra Didática: o ensino e suas relações, que tem como organizadora a autora Ilma Passos Veiga. O texto base aborda os atuais desafios da Didática e da prática pedagógica no que toca a superação de paradigmas e concepções filosóficas, assim como o repto de tornar o ensino uma experiência mais próxima da vida cotidiana dos alunos.

A autora do texto (Maria Isabel da Cunha – Professora da Universidade Federal de Pelotas) elenca ainda uma série de concepções teóricas de diferentes autores que se propuseram a analisar os paradigmas da Pedagogia, os quais, segundo a mesma, apesar de trazerem termos diferentes, seus pensamentos convergem para uma atitude de propor e/ou identificar uma forma alternativa de ensino que contraponha o conhecimento tradicional.

Segundo Cunha existe o “saber pronto” - conhecimento tradicional que não faz elos entre os conteúdos ministrados e a vida cotidiana do aluno, um conhecimento como reprodução, estático e inquestionável – e um “saber em construção” – um conhecimento no qual o aluno é levado em consideração como um indivíduo histórico-cultural, um saber enquanto produção, mutável e questionável.

A autora comenta também a influência do positivismo lógico sobre a pedagogia, afirmando que essa influência começa pelo conhecimento científico e depois alcança a escola fazendo com que o conhecimento se dê na forma de uma reprodução de conteúdos ao invés na produção dos mesmos.

Ao ser desenvolvida a Oficina de Pesquisa, foi aplicada uma atividade com um diagrama que descrevia interrogativamente os passos da prática pesquisa (esse diagrama está exposto na postagem referente à aula do dia 28/09/2012). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário