AULA DO DIA 28/09/2012
PLANO DE OFICINA
Didática e Pesquisa na Sala de Aula:
“A Relação entre Ensino e Pesquisa”
VEIGA,
Ilma Passos. Didática: O Ensino e Suas
relações. Capítulo 6 Relação Ensino Pesquisa.
OFICINA:
A Relação Entre Ensino e Pesquisa 19/10/2012
|
EQUIPE:
Emanuel Oliveira & Felipe Borges
|
OBJETIVOS:
A Turma C deverá se dividir em quatro grupos de cinco componentes
aproximadamente e pesquisar sobre um tema geográfico (designado pela equipe
responsável pela oficina) utilizando os recursos dos quais dispuserem
(tablets, notebooks, celulares, internet, livros).
Cada grupo deverá coletar dados sobre
o tema, comparar as informações retiradas de suas fontes bibliográficas,
descrever suas referências, discutir e analisar os dados obtidos, expor seu
ponto de vista e defendê-lo de maneira crítica.
Ao expor seu ponto de vista o grupo
deverá responder as perguntas do digrama abaixo que descreve os “passos” de
uma atividade investigativa:
|
CONTEÚDO:
A
Pesquisa no Ensino: Conceitos, Concepções & Práticas
ü Os
atuais desafios da Didática
ü As
concepções político-filosófico-sociais
ü A
Pedagogia e seus paradigmas
Ø Concepção
Bancária (Doação) X Concepção Libertadora (Re-Fazer) – Paulo FREIRE
Ø Modernidade
(Atualização Incessante) X Ensino Tradicional (Repetição) – Pedro DEMO
Ø Paradigma
Dominante (Saber Pronto) X Paradigma Emergente (Saber Reconstruído) – Maria
PIMENTAL/Boaventura de SOUZA SANTOS
Ø Práxis
Repetitiva X Práxis Inventiva – Elisa LUCARELLI
ü A
Pesquisa segundo Marcos Bagno
O
Aluno como Pesquisador
ü Aprende
a aprender (Ativo)
ü Sujeito
Histórico e Social
ü Agente
construtor
O
Professor como Mediador da Pesquisa no Ensino
ü Tem
comunicação/interação com o aluno
ü Revisa
com o aluno
ü Direciona
o estudo
|
METODOLOGIA:
O texto base para o desenvolvimento da oficina será o VEIGA, Ilma Passos. Didática: O Ensino e Suas relações.
Capítulo 6 Relação Ensino Pesquisa. Além de resenhas críticas da obra BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23. ed. São Paulo:
Loyola, 2009.
|
RECURSOS
DIDÁTICOS: Papel ilustrativo com os tópicos,
diagramas da oficina e referências bibliográficas da oficina.
|
AVALIAÇÃO:
Serão analisadas as maneiras com quais os alunos pesquisaram e desenvolveram
seu conhecimento sobre o tema abordado em grupo.
|
BIBLIOGRAFIA:
Obrigatória
- VEIGA, Ilma Passos. Didática: O
Ensino e Suas relações. Capítulo 6 Relação Ensino Pesquisa.
Complementar - BAGNO, Marcos. Pesquisa na
escola: o que é, como se faz. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário