terça-feira, 23 de outubro de 2012


AULA DO DIA 28/09/2012

PLANO DE OFICINA
Didática e Pesquisa na Sala de Aula:
“A Relação entre Ensino e Pesquisa”

VEIGA, Ilma Passos. Didática: O Ensino e Suas relações. Capítulo 6 Relação Ensino Pesquisa.

OFICINA: A Relação Entre Ensino e Pesquisa 19/10/2012
EQUIPE: Emanuel Oliveira & Felipe Borges
OBJETIVOS: A Turma C deverá se dividir em quatro grupos de cinco componentes aproximadamente e pesquisar sobre um tema geográfico (designado pela equipe responsável pela oficina) utilizando os recursos dos quais dispuserem (tablets, notebooks, celulares, internet, livros).
Cada grupo deverá coletar dados sobre o tema, comparar as informações retiradas de suas fontes bibliográficas, descrever suas referências, discutir e analisar os dados obtidos, expor seu ponto de vista e defendê-lo de maneira crítica.
Ao expor seu ponto de vista o grupo deverá responder as perguntas do digrama abaixo que descreve os “passos” de uma atividade investigativa: 


CONTEÚDO:
A Pesquisa no Ensino: Conceitos, Concepções & Práticas
ü  Os atuais desafios da Didática
ü  As concepções político-filosófico-sociais
ü  A Pedagogia e seus paradigmas
Ø  Concepção Bancária (Doação) X Concepção Libertadora (Re-Fazer) – Paulo FREIRE
Ø  Modernidade (Atualização Incessante) X Ensino Tradicional (Repetição) – Pedro DEMO
Ø  Paradigma Dominante (Saber Pronto) X Paradigma Emergente (Saber Reconstruído) – Maria PIMENTAL/Boaventura de SOUZA SANTOS
Ø  Práxis Repetitiva X Práxis Inventiva – Elisa LUCARELLI
ü  A Pesquisa segundo Marcos Bagno
O Aluno como Pesquisador
ü  Aprende a aprender (Ativo)
ü  Sujeito Histórico e Social
ü  Agente construtor
O Professor como Mediador da Pesquisa no Ensino
ü  Tem comunicação/interação com o aluno
ü  Revisa com o aluno
ü  Direciona o estudo
METODOLOGIA: O texto base para o desenvolvimento da oficina será o VEIGA, Ilma Passos. Didática: O Ensino e Suas relações. Capítulo 6 Relação Ensino Pesquisa. Além de resenhas críticas da obra BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.
RECURSOS DIDÁTICOS: Papel ilustrativo com os tópicos, diagramas da oficina e referências bibliográficas da oficina.
AVALIAÇÃO: Serão analisadas as maneiras com quais os alunos pesquisaram e desenvolveram seu conhecimento sobre o tema abordado em grupo.
BIBLIOGRAFIA:
Obrigatória - VEIGA, Ilma Passos. Didática: O Ensino e Suas relações. Capítulo 6 Relação Ensino Pesquisa.

Complementar - BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário