segunda-feira, 22 de outubro de 2012



AULA DO DIA 23/03/2012
A DIDÁTICA: OBJETO DE ESTUDO E FINALIDADES


LUKCESI, Cipriano. O papel da Didática na formação do Educador. CANDAU, Vera Maria “ET alii”. A Didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. (23-30)



Nesse segundo encontro da disciplina podemos discutir de acordo com os pensamentos de Cipriano Carlos Luckesi (Professor da Universidade Federal da Bahia) sobre o papel da Didática na formação do educador.
Primeiramente o autor expõe a sua concepção sobre o papel do educador no desenvolvimento social, definindo-o teoricamente como um ser histórico, político, filosófico e cultural.

Luckesi define, primeiramente, o educador como todo ser humano envolvido em sua prática histórica transformadora, situado dialeticamente num contexto educacional, isto é, somos todos educadores e educandos, ensinamos e somos ensinados, numa interação contínua, em todos os instantes de nossas vidas.
Em segundo lugar, aponta o educador como um profissional dedicado a atividade intencional de criar condições para o desenvolvimento de condutas desejáveis, tanto do ponto de vista individual quanto do grupo social.

Compreendendo a prática pedagógica como uma atividade intencional de caráter político, social, cultural e filosófico, o autor defende que a pedagogia nunca será, em hipótese alguma, uma ação neutra, pois é uma atuação ideologizada e marcada pela “coloração” do projeto histórico que se delineia no decorrer da própria ação.

Como conseqüência da compreensão anterior decorre que o educador não poderá exercer suas atividades isento de explícitas opções teóricas: uma opção político-filosófica pela opressão ou pela libertação.
Num segundo momento de sua reflexão o autor discorre sobre o papel da didática na formação do educador, dizendo que formar o educador consiste em criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e efetivamente para o tipo de ação que vai exercer. Para tanto será preciso não só uma aprendizagem cognitiva sobre os variados campos do conhecimento científico que o auxiliem no desempenho do seu papel, mas  também o desenvolvimento de uma atitude dialeticamente crítica sobre o mundo que o rodeia e sobre sua prática educativa.

Por fim, Luckesi fala sobre o papel da didática na formação do professor como um conjunto de mecanismos de preparação do educador, para conduzí-lo a um modo de facilitar sua prática educacional e assim como a aprendizagem dos modos propostos, no entanto chama atenção para o problema de a didática aparecer hipertrofiada de técnicas, esfacelada na relação teoria-prática , pois assim, não contribui significativamente para a formação de um educador comprometido com um projeto pedagógico, tradutor e executor de um projeto histórico de desenvolvimento do povo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário