AULA DO DIA
23/03/2012
A DIDÁTICA: OBJETO DE ESTUDO E FINALIDADESLUKCESI, Cipriano. O papel da Didática na formação do Educador. CANDAU, Vera Maria “ET alii”. A Didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. (23-30)
Nesse segundo encontro
da disciplina podemos discutir de acordo com os pensamentos de Cipriano Carlos
Luckesi (Professor da Universidade Federal da Bahia) sobre o papel da Didática
na formação do educador.
Primeiramente o autor
expõe a sua concepção sobre o papel do educador no desenvolvimento social,
definindo-o teoricamente como um ser histórico, político, filosófico e
cultural.
Luckesi define,
primeiramente, o educador como todo ser humano envolvido em sua prática
histórica transformadora, situado dialeticamente num contexto educacional, isto
é, somos todos educadores e educandos, ensinamos e somos ensinados, numa
interação contínua, em todos os instantes de nossas vidas.
Em segundo lugar,
aponta o educador como um profissional dedicado a atividade intencional de
criar condições para o desenvolvimento de condutas desejáveis, tanto do ponto
de vista individual quanto do grupo social.
Compreendendo a prática
pedagógica como uma atividade intencional de caráter político, social, cultural
e filosófico, o autor defende que a pedagogia nunca será, em hipótese alguma,
uma ação neutra, pois é uma atuação ideologizada e marcada pela “coloração” do
projeto histórico que se delineia no decorrer da própria ação.
Como conseqüência da
compreensão anterior decorre que o educador não poderá exercer suas atividades
isento de explícitas opções teóricas: uma opção político-filosófica pela
opressão ou pela libertação.
Num segundo momento de
sua reflexão o autor discorre sobre o papel da didática na formação do
educador, dizendo que formar o educador consiste em criar condições para que o
sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e efetivamente para o tipo
de ação que vai exercer. Para tanto será preciso não só uma aprendizagem
cognitiva sobre os variados campos do conhecimento científico que o auxiliem no
desempenho do seu papel, mas também o
desenvolvimento de uma atitude dialeticamente crítica sobre o mundo que o
rodeia e sobre sua prática educativa.
Por fim, Luckesi fala
sobre o papel da didática na formação do professor como um conjunto de
mecanismos de preparação do educador, para conduzí-lo a um modo de facilitar
sua prática educacional e assim como a aprendizagem dos modos propostos, no
entanto chama atenção para o problema de a didática aparecer hipertrofiada de
técnicas, esfacelada na relação teoria-prática , pois assim, não contribui
significativamente para a formação de um educador comprometido com um projeto
pedagógico, tradutor e executor de um projeto histórico de desenvolvimento do
povo.
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