AULA DO DIA
30/03/2012
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS
Tendências
Pedagógicas na Prática Escolar
Cipriano Luckesi
Nesse terceiro
encontro começamos a discutir as tendências pedagógicas na prática escolar,
baseados em texto de Cipriano Luckesi, partindo das tendências pedagógicas
liberais, as quais, segundo o autor traduzem uma perspectiva redentora da
educação.
O autor
evidencia que tanto as tendências quanto suas manifestações não são puras nem
mutuamente exclusivas, o que, aliás, é a limitação de qualquer tentativa de
classificação. Em alguns casos são complementares e em outros são divergentes.
Luckesi afirma
que na Pedagogia Liberal, o termo ‘liberal’ não tem o sentido de “avançado” ou
“democrático” como costuma ser usado, trata-se de uma doutrina que surgiu como
justificação do sistema capitalista que ao defender a predominância da
liberdade e dos interesses individuais, estabeleceu uma organização social
baseada na propriedade privada dos meios de produção ou sociedade de classes.
A pedagogia
liberal baseia a idéia de que a escola tem a função de preparar os indivíduos
para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por
isso os indivíduos devem aprender a se adaptar aos valores e normas vigentes na
sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
A Pedagogia
Liberal se divide em: Liberal Tradicional; Liberal Renovada Progressivista;
Liberal Renovada Não-diretiva e Liberal Tecnicista. Em cada tendência a prática
escolar, o papel da escola, os conteúdos de ensino, os métodos, a relação
professor-aluno, os pressupostos de aprendizagem e as manifestações na prática
escolar se dão de um jeito.
Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se
caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o
aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização
pessoal. Os conteúdos, procedimentos didáticos e a relação professor alunos não
têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades
sociais. É a predominância da palavra do professor, das regras impostas, do
cultivo exclusivamente intelectual.
A tendência liberal renovada acentua,
assim como na tradicional, o sentido
da cultura como aprimoramento de aptidões individuais. Porém a educação é um
processo interno e não externo, ela parte das necessidades e interesses
individuais necessários para a adaptação ao meio. Essa tendência propõe um
ensino que valorize a auto-educação (o aluno como sujeito do conhecimento), a
experiência direta sobre o meio pela atividade, um ensino centrado no aluno e
no grupo.
A tendência
liberal renovada possui duas versões distintas: a renovada progressivista ou pragmatista
- que vem da idéia de uma educação progressiva (Anísio Teixeira) para indicar a
função da educação numa sociedade em mudança decorrente do desenvolvimento
científico – e a renovada não diretiva
– voltada para os objetivos de auto-realização e desenvolvimento pessoal e para
as relações interpessoais.
Já a tendência
liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo por função a
formação de “recursos humanos”. No tecnicismo acredita-se que a realidade
contém em si mesma suas próprias leis, bastando aos indivíduos descobri-las e
aplicá-las, dessa forma o essencial são as formas de descoberta e aplicação e não
o conteúdo da realidade.
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