terça-feira, 23 de outubro de 2012


AULA DO DIA 30/03/2012
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS
 
Tendências Pedagógicas na Prática Escolar
Cipriano Luckesi
Nesse terceiro encontro começamos a discutir as tendências pedagógicas na prática escolar, baseados em texto de Cipriano Luckesi, partindo das tendências pedagógicas liberais, as quais, segundo o autor traduzem uma perspectiva redentora da educação.
O autor evidencia que tanto as tendências quanto suas manifestações não são puras nem mutuamente exclusivas, o que, aliás, é a limitação de qualquer tentativa de classificação. Em alguns casos são complementares e em outros são divergentes.
Luckesi afirma que na Pedagogia Liberal, o termo ‘liberal’ não tem o sentido de “avançado” ou “democrático” como costuma ser usado, trata-se de uma doutrina que surgiu como justificação do sistema capitalista que ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais, estabeleceu uma organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção ou sociedade de classes.
A pedagogia liberal baseia a idéia de que a escola tem a função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos devem aprender a se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
A Pedagogia Liberal se divide em: Liberal Tradicional; Liberal Renovada Progressivista; Liberal Renovada Não-diretiva e Liberal Tecnicista. Em cada tendência a prática escolar, o papel da escola, os conteúdos de ensino, os métodos, a relação professor-aluno, os pressupostos de aprendizagem e as manifestações na prática escolar se dão de um jeito.
Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização pessoal. Os conteúdos, procedimentos didáticos e a relação professor alunos não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais. É a predominância da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual.
A tendência liberal renovada acentua, assim como na tradicional, o sentido da cultura como aprimoramento de aptidões individuais. Porém a educação é um processo interno e não externo, ela parte das necessidades e interesses individuais necessários para a adaptação ao meio. Essa tendência propõe um ensino que valorize a auto-educação (o aluno como sujeito do conhecimento), a experiência direta sobre o meio pela atividade, um ensino centrado no aluno e no grupo.
A tendência liberal renovada possui duas versões distintas: a renovada progressivista ou pragmatista - que vem da idéia de uma educação progressiva (Anísio Teixeira) para indicar a função da educação numa sociedade em mudança decorrente do desenvolvimento científico – e a renovada não diretiva – voltada para os objetivos de auto-realização e desenvolvimento pessoal e para as relações interpessoais.
Já a tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo por função a formação de “recursos humanos”. No tecnicismo acredita-se que a realidade contém em si mesma suas próprias leis, bastando aos indivíduos descobri-las e aplicá-las, dessa forma o essencial são as formas de descoberta e aplicação e não o conteúdo da realidade.

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