terça-feira, 23 de outubro de 2012


AULA DO DIA 13/04/2012
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS


Tendências Pedagógicas na Prática Escolar
Cipriano Luckesi


Nesse quarto encontro, continuamos a leitura e discussão do texto de Cipriano Luckesi, dessa vez abordamos as Tendências Pedagógicas Progressistas, que ao contrário das pedagogias liberais traduzem a perspectiva transformadora da educação.
Nessa discussão, utiliza-se o termo “progressista” para designar as tendências que partindo de uma análise crítica da realidade social sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Por sua concepção e finalidade a pedagogia progressista não tem como se institucionalizar em uma sociedade capitalista, tratando-se de um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.

A pedagogia progressista se apresenta em três versões: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
 
As versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a idéia de autogestão pedagógica. Por conta disso dão mais valor ao processo de aprendizagem grupal (participação em discussões, assembléias, votações) do que os conteúdos de ensino. Como conseqüência, a prática educativa faz sentido somente numa prática social junto ao povo, razão pela qual se preferem as modalidades de educação popular “não-formal”.
 
Por fim a tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de relações sociais), dessa articulação brota o saber criticamente elaborado.

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