AULA DO DIA
13/04/2012
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS
Tendências
Pedagógicas na Prática Escolar
Cipriano Luckesi
Nesse quarto
encontro, continuamos a leitura e discussão do texto de Cipriano Luckesi, dessa
vez abordamos as Tendências Pedagógicas Progressistas, que ao contrário das
pedagogias liberais traduzem a perspectiva transformadora da educação.
Nessa
discussão, utiliza-se o termo “progressista” para designar as tendências que
partindo de uma análise crítica da realidade social sustentam implicitamente as
finalidades sociopolíticas da educação. Por sua concepção e finalidade a
pedagogia progressista não tem como se institucionalizar em uma sociedade
capitalista, tratando-se de um instrumento de luta dos professores ao lado de
outras práticas sociais.
A
pedagogia progressista se apresenta em três versões: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne defensores da
autogestão pedagógica; a crítico-social
dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos
conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
As
versões libertadora e libertária têm em comum o
antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação
educativa e a idéia de autogestão pedagógica. Por conta disso dão mais valor ao
processo de aprendizagem grupal (participação em discussões, assembléias,
votações) do que os conteúdos de ensino. Como conseqüência, a prática educativa
faz sentido somente numa prática social junto ao povo, razão pela qual se
preferem as modalidades de educação popular “não-formal”.
Por
fim a tendência pedagógica crítico-social
dos conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na
prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o
social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a
assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de
relações sociais), dessa articulação brota o saber criticamente elaborado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário